Memória descritiva
Tem
como objetivos compreender o conceito de imagem enquanto elemento e linguagem
da comunicação visual e desenvolver a capacidade de interpretar e apresentar
visualmente uma informação, além de compreender o processo de construção de uma
infografia.
Inspirando-nos
no projeto Ocean Action (logótipo
presente no canto inferior esquerdo da infografia) do CIIMAR, desenvolvemos a
nossa infografia em torno da poluição dos oceanos. Escolhemos como título
“Oceano – Um recurso ameaçado, um tesouro a proteger” pois consideramos que
causa impacto e que, assim, capta a atenção do leitor.
O
site neomam.com apresenta onze razões
que explicam o sucesso das infografias:
·
O aumento do uso da informação
visual;
·
O facto de apenas precisarmos
de 150 ms para processar um símbolo e apenas mais 100 ms para lhe atribuirmos
um significado;
·
As infografias ajudam porque
sofremos de uma “overdose” de informação”;
·
Contrariam essa “overdose”
porque são mais apelativas;
·
Também mais acessíveis;
·
Mais persuasivas;
·
Fáceis de relembrar;
·
As pessoas que seguem
instruções com texto e ilustrações apresentam um desempenho 323% do que aquelas
que seguem sem ilustrações;
·
Fáceis de interpretar;
·
Divertidas para partilhar;
·
Extremamente cativantes.
Posto
isto, optamos por escolher um tema que causasse impacto nas pessoas e que as
fizesse pensar no mal que provocam quando têm uma atitude poluidora. Assim,
como sabemos que as crianças e os animais são temas que sensibilizam as
pessoas, optamos por selecionar informação relacionada com esses aspetos.
Percebemos também que o objetivo do CIIMAR não era que fizéssemos infografias
exaustivas sobre determinado tema mas, sim que, com pouca informação,
conseguíssemos atrair a atenção das pessoas e lhes passássemos uma mensagem que
as deixe a refletir.
Desta
forma, partindo dos princípios e das dicas que recebemos na primeira aula,
começamos por fazer uma pesquisa sobre os animais que estão em vias de extinção
por causa da poluição aquática. Esta tarefa não se revelou difícil mas sim a
procura de informação sobre cada animal e o que realmente causava a sua
extinção, que percebemos ser muito escassa. Denotamos que existem imensos
animais em vias de extinção mas que não os poderíamos incluir a todos e, por
isso, no sentido de chamar a atenção das pessoas, escolhemos aqueles que nos
são mais próximos e, de certa forma, “queridos” e estimados.
Quanto
ao assunto das crianças apenas quisemos deixar um alerta, o facto de já não
serem apenas animais que estão a ser afetados mas também os seres humanos,
essencialmente as crianças que são as primeiras a sofrer as consequências dos
atos dos adultos.
A
nossa ideia inicial foi que a infografia teria a forma de um saco de plástico
no fundo do mar, que simbolizava a poluição, mas isso complicava-nos a tarefa,
uma vez que ficávamos com pouco espaço para dispor os elementos. Por isso,
optamos por criar o trabalho incluindo a ideia do saco de plástico mas
dando-lhe menos importância e dispondo os elementos numa orientação vertical e em tamanho A3, tal como
recomendado.
Desta
forma, a nossa infografia tem como fundo uma imagem retirada da internet, onde
se vê o fundo do mar e as cores que
usamos refletiram todo o ambiente marítimo, com o qual se relaciona o trabalho.
O azul e o branco são as cores predominantes no nosso trabalho, mas também
introduzimos o verde, o preto e o vermelho em palavras ou frases que queríamos
destacar.
Escolhemos,
então, seis animais bem conhecidos do público (foca, estrela do mar, pinguim,
tartaruga marinha, golfinho e peixe-palhaço) para mostrar qual o impacto que os
diferentes tipos de poluição dos oceanos têm sobre os referidos animais. Este
impacto está presente nas curiosidades atribuídas a cada espécie, em que o tipo
de letra, Calibri é usada por se
tratar do um tipo de letra associada à formalidade, à seriedade. A parte mais
importante desta curiosidade que serve como advertência está a vermelho, de
forma a concentrar a atenção naquelas palavras que se destacam das restantes.
Outro
dos avisos/advertência presente na nossa infografia merece também ser realçado.
Com destaque a vermelho, refere uma grave consequência que a poluição, na sua
generalidade, pode incitar: mortalidade infantil. Este facto foi incluído por
ser um fator que facilmente choca o leitor e apela às suas emoções, provocando
a reação desejada nesta situação: agir para mudar o “sistema”.
Por
último, mas que está presente no cimo da infografia, estão outros dois factos
(aquecimento global e poluição causada em terra) que pensamos que completam o
nosso trabalho. Ajudam a enquadrar e a explicar a ideia principal e representam
números muito alarmantes, que por esse motivo foram destacados através um de um
tipo e tamanho de letra diferentes, nomeadamente Rosewood Std, de estilo irreverente
e elaborado.
O
fundo da nossa infografia coincide com o fundo do mar, uma analogia que
pretende exemplificar a gravidade deste tipo de poluição e as suas enormes
consequências- se nada for feito para inverter o processo, chegaremos ao “fim
da linha”, ao terrível cenário de extinção das espécies referenciadas.
Os
animais e as crianças são retratados através de silhuetas negras que
representam a sua extinção ou o mal que a poluição lhes causa.
Usamos
ainda elementos e técnicas de comunicação visual Os elementos básicos da
comunicação visual presentes são:
·
Forma – Existem três formas
básicas: o quadrado, o triângulo equilátero e o círculo. As formas usadas na
nossa composição foram o círculo (nos quais se inseriam as silhuetas dos
animais.
·
Direção – A direção empregada
foi a diagonal horizontal, que tem “referência direta com a ideia de
estabilidade”.
·
Cor – A cor maioritariamente
usada foi o azul, representativa do mar, transmitindo a sensação de perfeição,
como o e de profundidade que é a primeirasensação que temos dele.
·
Tom - Foram vários os tons de
azul usados, com o objetivo de transmitir uma gradação de cores que conduz à
tranquilidade do mar
Também foram utilizadas técnicas de
comunicação visual, tais como:
·
Transparência – Indica que é
possível ver através dos elementos, presente no saco de plástico onde é
possivel ver o fundo do mar
·
Simplicidade – Conduz à
uniformidade, ao imediato e aquilo que mais procuramos foi que a nossa
composição fosse de fácil perceção e que quando a visualizassemos imediatamente
nos cativasse a atenção
·
Estabilidade – Representa a
coerência e, mais uma vez, a uniformidade.
·
Sequencialidade- Denota ordem
lógica, racionalidade (já acima referida), padrão, o qual mantivemos em ambas
as composições, e ritmo.
·
Profundidade- Sugere a dimensão
e profundidade do mar, apresenta perspetiva que tentamos criar com a utilização
dos quadrados e triângulos em diferentes tons.
O que a seguir se
apresenta é o resultado final do nosso trabalho:
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